A partir de agora, os proprietários de veículos apreendidos em Goiás não precisam mais se deslocar até a sede do Detran, em Goiânia, para solicitar a liberação do automóvel. O Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) e da Secretaria de Administração (Sead), descentralizou o atendimento e passou a oferecer o serviço de liberação de veículos em todas as unidades do Vapt Vupt no Estado.
Com essa mudança, o cidadão poderá realizar todo o processo presencialmente na unidade mais próxima de sua cidade, o que representa economia de tempo, deslocamento e dinheiro. A iniciativa busca tornar o atendimento mais humanizado e eficiente, segundo destacou o subsecretário de Inovação da Sead, Rômulo Bailão. “É mais uma ação concreta entregue para o cidadão. Estamos democratizando o serviço e economizando recursos públicos e privados”, afirmou.
Além da praticidade, a modernização do atendimento também traz resultados expressivos. Só em 2024, mais de 11 mil veículos foram liberados no Estado. Desses, cerca de 1.400 liberações foram feitas de forma totalmente digital pelo aplicativo DetranGO ON. No entanto, a maioria dos usuários ainda prefere o atendimento presencial. Até então, a sede do Detran em Goiânia realizava cerca de 130 liberações por dia, gerando acúmulo e filas.
De acordo com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, a nova etapa do programa inclui também a extensão do serviço às Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) nos municípios do interior. “Estamos descentralizando e facilitando o acesso. A liberação pode ser feita em qualquer Vapt Vupt ou Ciretran. Só em casos com pendência judicial ou administrativa o cidadão precisará resolver antes de seguir com o processo”, explicou.
Para retirar o veículo, é necessário quitar todas as pendências — como IPVA, licenciamento, multas, taxa de pátio e guincho. Após isso, o sistema emite um termo de liberação, que deve ser apresentado na unidade de apreensão. A recomendação é que o pagamento seja feito via Documento Único de Arrecadação (Dua) ou PIX, pois a compensação leva poucos minutos. Já os pagamentos com boleto bancário podem levar até 72 horas para serem processados.
A retirada pode ser feita pelo proprietário ou por procurador legalmente autorizado. Em casos de irregularidades, como alteração de característica ou falta de vistoria, o veículo deverá ser regularizado antes da liberação.
Leia mais: Corredor da 24 de Outubro volta a ser prometido após anos de projetos engavetados
O post Estado descentraliza liberação de veículos apreendidos e facilita atendimento apareceu primeiro em O Hoje.