A musculação terapêutica tem ganhado um novo significado com o trabalho desenvolvido por Saulo de Tarso Silva, idealizador do método SCI — Studio Corpo Inteligente. Aplicado em Goiânia e outras regiões do Brasil, o modelo tem ajudado a transformar a vida de pessoas com dores crônicas, lesões ortopédicas, sequelas neurológicas e até quadros de saúde mental associados à falta de funcionalidade.
Com formação complementar em cursos no Brasil e no exterior, e certificado como Fitness Trainer pela instituição internacional Link Education, Saulo de Tarso propõe um modelo de atendimento que vai além do alívio da dor: “Tratar a dor não é suficiente. É preciso restaurar a funcionalidade, devolver a autonomia e promover saúde integral”, defende o profissional.
O método SCI é baseado em uma abordagem personalizada, com prescrição de exercícios baseada em metas funcionais e na realidade de cada paciente. Com a aplicação controlada de sobrecarga e foco na musculação adaptada, o SCI tem se mostrado eficaz na recuperação de movimentos e qualidade de vida.
Entre os beneficiados estão desde atletas lesionados até idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Em Goiânia, o Studio Corpo Inteligente se tornou referência, inclusive com atendimento a profissionais da Polícia Militar e parcerias com instituições como o Goiás Esporte Clube e o Atlético Goianiense.
A atuação de Saulo também alcança o meio acadêmico, com palestras, cursos e treinamentos em diversas áreas da saúde e educação física. Em eventos recentes, ele foi homenageado por sua contribuição à reabilitação física e recebeu reconhecimento por sua atuação inovadora.
A proposta do SCI se alinha a uma tendência mundial de integrar movimento, reabilitação e promoção da saúde de forma interdisciplinar. “É possível prevenir e tratar de maneira eficaz sem depender exclusivamente de medicamentos ou cirurgias. O movimento é a base da vida”, afirma Saulo.
Leia mais:Projeto em Goiás transforma cães rejeitados em aliados terapêuticos
O post Método criado por educador físico em Goiânia transforma a reabilitação física no Brasil apareceu primeiro em O Hoje.