O Palmeiras venceu o Botafogo por 1 a 0 neste sábado (28), na prorrogação, e garantiu uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes. A partida foi disputada no estádio Lumen Field, em Filadélfia, nos Estados Unidos, e terminou sem gols no tempo regulamentar. O gol da classificação foi marcado por Paulinho, aos 10 minutos do primeiro tempo da prorrogação.
Abel Ferreira escalou o Palmeiras com Estêvão, Allan e Vitor Roque no ataque. Do outro lado, Renato Paiva apostou em uma formação com três volantes. A estratégia deu ao time paulista o controle da posse de bola e o domínio territorial, mesmo sem criar muitas chances claras no primeiro tempo. A melhor oportunidade veio nos acréscimos, em finalização de Richard Rios que desviou na zaga e saiu por cima.
Na volta do intervalo, o Palmeiras manteve a postura ofensiva. Estêvão arriscou de fora da área e John fez boa defesa, mandando para escanteio. Pouco depois, Mauricio cabeceou e o goleiro botafoguense evitou o gol mais uma vez. Apesar da pressão e dos cruzamentos à área, o time não conseguiu balançar as redes no tempo normal.
Na prorrogação, ambas as equipes já haviam realizado as cinco substituições. O Palmeiras continuou forçando jogadas ofensivas até que, aos 10 minutos, Paulinho recebeu pela direita, passou por Marlon Freitas e chutou colocado de perna esquerda. A bola desviou em Alexander Barboza antes de entrar no canto direito do goleiro John. O atacante deixou o campo logo em seguida, após atuar por apenas 40 minutos.
Atrás no placar, o Botafogo partiu para o ataque no segundo tempo da prorrogação. Joaquin Correa invadiu a área e cruzou rasteiro, mas ninguém completou a jogada. Em seguida, Vitinho chutou para fora e Artur arriscou de fora da área. Nos minutos finais, Gustavo Gómez recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um a menos, o Palmeiras se fechou ainda mais e resistiu à pressão com cruzamentos e escanteios. Em uma das últimas jogadas, Igor Jesus finalizou sem força e Weverton defendeu.
Com a vitória, o Palmeiras se tornou o primeiro clube brasileiro a avançar às quartas de final da competição e agora espera pelo seu próximo compromisso que será na sexta-feira (4), novamente em Filadélfia.
Paulinho, autor do gol da vitória, atuou mesmo ainda se recuperando de uma cirurgia na canela. Após a partida, Abel Ferreira falou sobre a condição física do jogador: “Nós sabíamos que não podíamos contar com ele por mais de 30 minutos. Todos vocês sabem o que vai acontecer depois que acabar o Mundial, vai ter que ser operado novamente”.
Depois de duas temporadas no Atlético-MG, Paulinho chegou ao Palmeiras com uma fissura óssea, o que exigiu uma intervenção no ano passado. A lesão comprometeu sua sequência no primeiro semestre de 2025. Ainda assim, em decisão conjunta com o atleta, Abel optou por usá-lo nos Estados Unidos. Este foi o segundo gol do atacante no Mundial que também marcou no empate em 2 a 2 com o Inter Miami.
O post Palmeiras elimina o Botafogo na prorrogação e se classifica às quartas no Mundial apareceu primeiro em O Hoje.