O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o senador Ciro Nogueira (PP-PI), negaram nesta sexta-feira (30), em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), qualquer envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com a tentativa de golpe de Estado.
Ex-ministros do governo Bolsonaro, Tarcísio (Infraestrutura) e Ciro (Casa Civil) prestaram depoimentos como testemunhas do ex-presidente, através de videoconferência. A audiência foi presidida pelo relator do caso, o ministro do STF Alexandre de Moraes.
O governador afirmou que “jamais” tratou sobre qualquer assunto relacionado a uma tentativa de golpe com Bolsonaro, antes ou depois do pleito de 2022. “Assim como nunca aconteceu enquanto fui ministro”, acrescentou.
Leia mais: Aava encurrala Mabel sobre auditoria nas maternidades
Tarcísio disse que visitou Bolsonaro no Palácio da Alvorada duas vezes, após as eleições de 2022. “Da mesma forma, nesse período, na reta final [do governo], nas visitas, tivemos várias conversas, jamais se tocou nesse assunto, jamais mencionou ruptura”, garantiu.
Questionado se Bolsonaro teria mencionado algo relacionado a trama golpista, Ciro afirmou: “Em hipótese nenhuma. Nunca aconteceu isso […] Todas as determinações que o presidente me deu foi para que fizesse a transição da melhor forma possível”.
Presidente nacional do PP, o parlamentar ressaltou que a transição aconteceu “dentro da normalidade” e que Bolsonaro “em momento nenhum quis obstacular qualquer situação”.