newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Login
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Vendas caem até 70% no inverno, e sorveterias se reinventam em produtos

Administrador Por Administrador
30 de maio de 2025
Em Cidades
A A
vendas-caem-ate-70%-no-inverno,-e-sorveterias-se-reinventam-em-produtos

Vendas caem até 70% no inverno, e sorveterias se reinventam em produtos

Com a chegada das baixas temperaturas, sorveterias em todo o país enfrentam queda no consumo e buscam alternativas para manter o faturamento. No Brasil, onde o sorvete ainda é encarado majoritariamente como uma sobremesa típica do verão, o desafio da sazonalidade se impõe com mais força. Segundo dados da Associação Brasileira do Sorvete (Abrasorvete), as vendas podem recuar até 70% durante os meses frios, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.

Enquanto países da Europa e os Estados Unidos mantêm o consumo regular de sorvete durante todo o ano, mesmo com invernos rigorosos, no Brasil a percepção cultural dificulta essa estabilidade. Isso se deve, em parte, à crença de que alimentos gelados contribuem para doenças respiratórias, ideia que não encontra respaldo científico. A Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) reforça que gripes e resfriados são causados por vírus e que o consumo de sorvetes não agrava quadros clínicos.

Diante desse cenário, sorveterias adotam medidas para adaptar seus negócios à estação e garantir a permanência dos clientes.

Cardápio adaptado e foco em receitas sazonais

Para estimular o consumo no frio, empresários do setor têm apostado em sabores mais associados ao inverno. Chocolate quente, cappuccino, canela, nozes, castanhas e paçoca são alguns dos ingredientes que vêm sendo incorporados às receitas. Além disso, combinações com sobremesas quentes, como petit gâteau, brownies e waffles, vêm ganhando espaço nos cardápios.

Na Pine.Co, rede com duas unidades em São Paulo, os irmãos Daniel e Raphael Lee começaram a oferecer cookies, biscoitos e brownies de forma avulsa, produtos que antes serviam apenas como acompanhamentos. Em datas comemorativas, como as festas juninas, a aposta recai sobre pratos típicos com nova apresentação. A canjica quente com sorvete de paçoca, por exemplo, foi criada para manter o apelo comercial durante o mês de junho.

As cafeterias também servem de inspiração para as sorveterias. A rede Rochinha, presente em quatro estados brasileiros, iniciou uma reestruturação em suas lojas. O objetivo é oferecer ambientes mais confortáveis e propícios para o inverno. Iluminação suave, tons neutros e materiais naturais compõem o novo projeto arquitetônico das unidades, que passaram a adotar o nome “Cremeria do Brasil”.

Ambientes aconchegantes e novos canais de venda

Além da diversificação no cardápio, mudanças estruturais também têm sido adotadas para atrair o público. Ambientes antes decorados com temas tropicais agora ganham características de conforto e acolhimento. Espaços internos climatizados, mantas sobre os assentos e iluminação indireta são alguns dos elementos introduzidos para que o consumidor se sinta à vontade para permanecer no local mesmo durante o frio.

Porém, para os pequenos empreendedores que não conseguem arcar com reformas, outras saídas têm se mostrado eficazes. A ampliação dos serviços de delivery e take away é uma delas. Para isso, é necessário investir em embalagens adequadas para transporte de produtos gelados e estabelecer canais de atendimento que facilitem os pedidos, como aplicativos de entrega, WhatsApp e telefone.

O presidente da ABIS, Eduardo Weisberg, destaca a importância de ouvir os consumidores. Segundo ele, o sucesso está em “entender o que o cliente procura e sempre surpreendê-lo”.

Sorveterias apostam em receitas com castanhas, paçoca e chocolate quente. Foto: Divulgação
Promoções, fidelização e marketing digital das sorveterias

Oferecer descontos e criar promoções são estratégias antigas, mas que ainda funcionam bem. Durante o inverno, sorveterias podem adotar a lógica do “sabor do dia”, com preços especiais para sabores específicos. Outras ações incluem brindes, sorteios, pacotes para famílias e programas de fidelidade que premiam a frequência dos consumidores.

A comunicação, especialmente nas redes sociais, é parte crucial dessas ações. Mesmo que o cliente não pense espontaneamente em consumir sorvete no frio, ele está exposto aos conteúdos digitais. Postagens com sugestões de consumo, vídeos mostrando os novos sabores e campanhas com foco no apelo saudável do sorvete são algumas das possibilidades exploradas.

Cristina Ambiel, professora do Senai de São Paulo, lembra que muitos sorvetes são enriquecidos com vitaminas, fibras e minerais. Para ela, essa característica deve ser destacada nas campanhas. “É preciso explorar os aspectos saudáveis do sorvete”, afirma.

O estudo “O sorvete quer falar”, realizado pela Abrasorvete em 2024, mostra que 56,7% dos empreendedores veem a sazonalidade como o maior desafio do setor. E, entre as empresas entrevistadas, 46% são microempresas, as mais impactadas pela queda nas vendas de maio a agosto.

Por isso, a orientação dos especialistas é clara: entender o consumidor e adaptar a oferta são medidas que, quando bem planejadas, garantem não apenas a sobrevivência do negócio, mas também a fidelização do público.

CompartilhadoTweetEnviarEnviar
Postagem Anterior

Colaboradores do Ipasgo Saúde doam 123 bolsas de sangue em campanha que pode salvar quase 500 vidas

Próxima Postagem

Na gestão Mabel, repasses para assistência social têm queda de 77%

Administrador

Administrador

Biografica do Autor

Leia Também

carros-eletricos-ganham-espaco-entre-motoristas-de-aplicativo-em-goias
Cidades

Carros elétricos ganham espaço entre motoristas de aplicativo em Goiás

7 de junho de 2025
goias-amplia-transplantes-em-62%,-mas-recusa-familiar-a-doacao-ainda-e-entrave
Cidades

Goiás amplia transplantes em 62%, mas recusa familiar à doação ainda é entrave

7 de junho de 2025
mulher-morre-e-trio-de-idosos-fica-ferido-apos-carro-capotar-na-go-210
Cidades

Mulher morre e trio de idosos fica ferido após carro capotar na GO-210

7 de junho de 2025
Próxima Postagem
na-gestao-mabel,-repasses-para-assistencia-social-tem-queda-de-77%

Na gestão Mabel, repasses para assistência social têm queda de 77%

Mais Notícias

alemanha-x-franca:-onde-assistir,-horario-e-escalacoes

Alemanha x França: onde assistir, horário e escalações

7 de junho de 2025

Após tropeços nas semifinais, Alemanha e França se enfrentam neste domingo (8), às 10h (de Brasília), na Mercedes-Benz Arena, em...

goias-x-volta-redonda:-veja-as-escalacoes,-arbitragem-e-onde-assistir

Goiás x Volta Redonda: veja as escalações, arbitragem e onde assistir

7 de junho de 2025

O Goiás recebe o Volta Redonda neste domingo (8), às 16h, no Estádio Hailé Pinheiro, pela 11ª rodada da Série...

em-duelo-dos-desesperados,-atletico-go-enfrenta-athletico-pr-em-curitiba.

Em duelo dos desesperados, Atlético-GO enfrenta Athletico-PR em Curitiba.

7 de junho de 2025

O Atlético Goianiense realizou, na manhã desta sexta-feira (06), a última atividade no Centro de Treinamento Dragão do Brasil, em...

carros-eletricos-ganham-espaco-entre-motoristas-de-aplicativo-em-goias

Carros elétricos ganham espaço entre motoristas de aplicativo em Goiás

7 de junho de 2025

Goiânia entrou de vez na rota da mobilidade elétrica no Brasil. Com 6.806 carros eletrificados em circulação, a Capital ocupa...

newsgyn

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Navegue

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Siga-nos

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Conecte-se

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Conecte-se