O presidente do União Brasil, Antônio Rueda, afirmou na última quarta-feira (21) que a federação União Progressista, que une a legenda do mandatário ao PP, terá um representante na disputa pela presidência ou a vice nas eleições de 2026.
“Eu enxergo de um lado a esquerda e do outro a centro-direita. Na esquerda a gente tem um titular, é o Lula, que está cansado, de perfil mais analógico. E do outro lado a gente tem Zema, Caiado, Bolsonaro, enfim. Tenho convicção que essa federação vai entrar na marcha. Não sei se com o presidente ou na condição de vice. Mas a gente não vai abrir mão”, declarou Rueda, em um evento ao lado do líder da bancada do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas (MA).
A declaração se dá após o mandatário ter se encontrado com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na última segunda-feira (19), em Brasília. O União Brasil permanece na base do governo Lula, porém, a cúpula da legenda tem demonstrado um distanciamento da gestão petista.
Leia mais: Mabel tenta reverter imagem deteriorada após impedir ações sociais
O presidente da legenda garante que o partido ocupar cargos na Esplanada não significa “comungar com o que o governo faz”. “O fato de esses dois partidos estarem de forma incipiente no governo não significa que essa federação comunga com o que o governo”, disse.