O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), sancionou a Lei nº 11.406, que institui o Programa Municipal de Incentivo à Adoção Tardia, voltado a crianças e adolescentes entre 3 e 18 anos.
A medida busca romper barreiras e preconceitos sobre o tema, promovendo o direito ao convívio familiar para jovens que enfrentam longos períodos de acolhimento institucional. A proposta foi apresentada pelo vereador Isaías Ribeiro (Republicanos) e aprovada pela Câmara de Goiânia.
Leia mais: Ação desumana de Mabel contra população de rua desgasta gestão
O programa prevê ações educativas, de sensibilização e articulação entre poder público, entidades não governamentais e a sociedade civil, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O objetivo é fomentar o conhecimento sobre adoção tardia e reduzir a insegurança dos pretendentes à adoção, mostrando que é possível e necessária a construção de lares para crianças mais velhas. O vereador Isaías destacou a importância de garantir todos os direitos previstos no artigo 227 da Constituição às crianças em situação de vulnerabilidade.