O governador em exercício, Daniel Vilela (MDB), reforçou, nesta terça-feira (13), o compromisso com o Entorno do Distrito Federal em um evento de entrega de três novas escolas estaduais em Planaltina de Goiás. Com mais de R$ 9 milhões em investimentos do Tesouro Estadual, as obras incluem duas escolas que foram totalmente reconstruídas após funcionarem por anos em estruturas de placa e uma que passou por ampla reforma e ampliação.
A agenda faz parte das ações direcionadas pelo gestor estadual para alavancar o seu apoio com as lideranças locais. As lideranças, no entanto, esperam algo a mais: uma composição na chapa majoritária. Mais precisamente a vaga de vice de Daniel. “O eleitorado é muito forte, muito importante na eleição de governador”, diz Cristiomário Medeiros (PP).
Ao O HOJE, o presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab), Cristiomário Medeiros, que também é prefeito de Planaltina, disse que não tem nenhum tipo de tratativa de composição na chapa majoritária. “Os prefeitos do Entorno estão unificados em torno da Amab, a qual estou presidente, e, durante a minha posse, falei dessa possibilidade. E hoje, no evento de Planaltina, também cheguei a mencionar, dizendo que só essa região aqui, mais próxima, tem 21% do eleitorado do Estado. Temos mais de 4 milhões de habitantes na rede toda do DF que a Amab representa. Nas duas últimas eleições, o Entorno foi decisivo para garantir que houvesse segundo mandato do governador Caiado”, afirma.
Leia mais: Bruno Peixoto não conseguirá nada dentro da chapa majoritária
“Nós todos estamos vendo como importante essa presença do Entorno na chapa majoritária. Cheguei a mencionar isso para o Daniel hoje no evento, até citei o nome do deputado [federal] Célio Silveira (MDB) como uma das opções, mas temos o prefeito Pábio Mossoró (MDB), Valparaíso, temos o próprio Diego Sorgatto (UB), de Luziânia, o Dr. Lucas, de Águas Lindas… O Entorno tem muitos nomes, a deputada [federal] Lêda Borges (PSDB). Muitos nomes que estão na base do governador Caiado poderiam ser considerados na hora da decisão”, explica o presidente.
Cristiomário ressalta que a discussão não é a respeito de nomes, mas da presença do Entorno na chapa. “Não há ainda definição de nome e também não tem nada ainda concreto nesse sentido. Estamos aguardando essa indicação do governador Caiado, do vice Daniel… Se vai haver possibilidade para essa região que acreditamos ser tão importante e que agora não deve ser apenas considerada para garantir eleição, mas, também, na hora de compor o governo, na hora de governar”, disse.
Ainda completa: “Hoje, o governo do Estado tem o apoio majoritário das lideranças políticas do Entorno, quase que unânime, poucos são aqueles que estão na oposição ao governador Ronaldo Caiado. E todos estão juntos nessa perspectiva do governador ser o nosso próximo presidente da República e, também, no sentido de fortalecer a candidatura à eleição de Daniel Vilela, do vice-governador. Nesse sentido, somos companheiros, todos nós do Entorno, e estamos aqui para contribuir com esse projeto”.
Nada definido
Secretário do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) e ex-prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB) apontou ao O HOJE que ainda não tem nada garantido. “Eu acredito que primeiro temos que brigar pelo espaço, manter o grupo [de prefeitos e demais lideranças] unido”, afirma.
O ex-gestor municipal declara que a vice do Daniel Vilela tem que ser do Entorno. “Quem vai ser é outra etapa. Muitos prefeitos têm capacidade.” Ainda, Mossoró ressalta que o governo tem a melhor relação possível com a região. “O fato dele [Caiado] ter ganhado a eleição por causa do Entorno… Ele tem investido em diversas áreas.” O fato político, no entanto, é que os prefeitos têm mantido a unidade para garantir a liderança na escolha, aponta o secretário. (Especial para O Hoje)