Com cerca de 20 mil habitantes, Caiapônia se destaca no sudoeste de Goiás por sua riqueza natural e força no agronegócio. O município é reconhecido como a “Capital das Cachoeiras”, por abrigar dezenas de quedas d’água de águas cristalinas e mornas, que atraem turistas interessados em rafting, rapel e banhos em piscinas naturais. Mas além do potencial turístico, Caiapônia também é referência econômica, especialmente no setor agropecuário: possui o terceiro maior rebanho bovino do estado e é forte na produção de milho, soja e arroz.
Essas vocações — o ecoturismo e o agro — tornaram Caiapônia um dos municípios com maior potencial de crescimento econômico em Goiás. Nos últimos anos, tem recebido investimentos em armazenagem de grãos e vem estruturando sua economia para atender tanto ao produtor rural quanto ao visitante.
Neste cenário promissor, o prefeito reeleito Argemiro Rodrigues (UB) completou, em abril, os primeiros 100 dias do novo mandato reforçando áreas estratégicas como saúde pública, habitação, infraestrutura urbana e rural, cultura e planejamento administrativo.
Na área da saúde, a gestão deu continuidade à ampliação dos atendimentos por meio do Programa de Cirurgias Eletivas, que busca reduzir as filas e oferecer resolutividade a quem aguarda procedimentos. Outro destaque foi a entrega de próteses dentárias à população, uma ação que impacta diretamente a qualidade de vida dos beneficiados.
Leia mais: Lula corre contra o relógio por troca no alto escalão
A política habitacional ganhou força com o anúncio do programa “Morada Nova”, que vai construir casas para moradores que possuem terreno, mas não têm condições de edificar. A meta da gestão é entregar 275 moradias populares até o final do ano, promovendo dignidade a famílias em situação de vulnerabilidade.
Também foi iniciada a triagem para inscrições de 100 moradias a custo zero e 100 auxílios de aluguel social, em parceria com o governo estadual e a Agência Goiana de Habitação (Agehab).
Nos 100 primeiros dias, a Prefeitura de Caiapônia iniciou o recapeamento de avenidas e ruas transversais, melhorando a mobilidade urbana. Na zona rural, a recuperação de estradas vicinais está sendo feita para facilitar o escoamento da produção agrícola e garantir mais segurança a quem vive e trabalha no campo.
A frota de equipamentos também foi reforçada com a chegada de um caminhão basculante, adquirido por meio de emenda parlamentar, que será usado nos serviços operacionais da cidade.
Além disso, a gestão promoveu o “Caiafolia”, considerado um dos maiores carnavais do sudoeste goiano, que também movimentou o turismo e a economia da cidade. Caiapônia também mantém viva a Congada, que integra o calendário cultural do município.
Com foco na modernização da gestão pública, o prefeito também determinou a reestruturação do plano de cargos e salários do município, passo necessário para a realização do maior concurso público da história de Caiapônia. A proposta visa recompor os quadros do funcionalismo e valorizar os servidores municipais.
Outro eixo de ação foi o combate ao descarte irregular de lixo e entulho. A Prefeitura intensificou a fiscalização de terrenos baldios, promovendo um ambiente mais limpo e saudável para a população.
O prefeito
Argemiro Rodrigues é natural de Caiapônia, onde construiu sua trajetória como produtor agropecuário e líder político. Com ensino médio completo, iniciou a carreira pública como vereador entre 2009 e 2012, período em que presidiu a Câmara Municipal por três mandatos consecutivos. Foi eleito prefeito pela primeira vez para o ciclo de 2013 a 2016, retornando ao cargo em 2020 e sendo reeleito em 2024 com 7.033 votos, o equivalente a 69,92% dos votos válidos — uma das maiores margens da história do município. Em 2025, foi eleito 2º vice-presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) para o biênio 2025/2026.