O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca esta semana para compromissos internacionais na Rússia e na China. Em Moscou, a convite de Vladimir Putin, Lula participará das celebrações dos 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial, entre os dias 8 e 10 de maio. Durante a visita, está prevista uma reunião bilateral com o presidente russo.
Após a passagem pela Rússia, Lula seguirá para Pequim, onde cumprirá agenda nos dias 12 e 13 de maio. Na capital chinesa, o presidente brasileiro participará da cúpula entre a China e os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Está programado um encontro bilateral com o presidente Xi Jinping, em meio às tensões comerciais entre China e Estados Unidos.
Leia mais: Ex-prefeito de Caldas Novas incita população a não pagar IPTU
Esta será a segunda visita oficial de Lula à China em seu terceiro mandato. A primeira ocorreu em abril de 2023, quando o presidente brasileiro buscou fortalecer as relações comerciais e políticas com o país asiático. Na ocasião, foram assinados diversos acordos de cooperação em áreas como economia, tecnologia e cultura.