O Governo de Goiás entregou, nesta quarta-feira (16), 38 novos veículos às 18 regionais de saúde do estado, com o objetivo de fortalecer a vacinação e ampliar as ações de vigilância em saúde nos 246 municípios goianos. A entrega foi realizada pelo governador Ronaldo Caiado e pelo secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis, em evento no estacionamento do Estádio Serra Dourada, em Goiânia.
A frota, composta por 18 caminhonetes 4×4, 18 furgões refrigerados e 2 vans adaptadas como salas móveis de vacinação, vai facilitar a distribuição de imunizantes, inclusive em regiões de difícil acesso. Segundo Caiado, a medida contribui diretamente para o aumento da cobertura vacinal em Goiás. “Vamos levar as vacinas até onde está a população. Fica aqui meu pedido: vá ao posto de saúde, vacine seus filhos, seus pais, atualize sua carteira. Vamos nos proteger das doenças preveníveis”, reforçou o governador, que também é médico.
O investimento de R$ 6 milhões também contempla a entrega de 26 câmaras científicas para conservação de vacinas, prevista ainda para este mês. Com isso, o aporte total para reforçar a rede de imunização e controle de doenças ultrapassará R$ 10 milhões.
Leia mais:Erika Hilton denúncia Trump na ONU após receber visto com gênero masculino
Durante a solenidade, o secretário Rasível dos Reis destacou o impacto econômico da prevenção. “O real investido em vacina vale mais do que o real gasto com tratamento. Vacinar é salvar vidas e reduzir custos ao sistema de saúde”, afirmou.
A subsecretária de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, lembrou que os veículos atendem a uma demanda das regionais. “A vacinação é um gesto de cuidado com a vida, e o Estado está garantindo estrutura para que isso aconteça em todos os cantos de Goiás.”
Com ações como o programa Imuniza Goiás e a Lei nº 22.243/2023 — que exige o certificado de vacinação no ato da matrícula escolar —, o estado tem conseguido elevar os índices de imunização. Em 2024, já houve aumento no número de pessoas vacinadas em comparação com o ano anterior.